Saturday, April 30, 2005

É obra!

Pois bem, hoje vou falar de duas coisas... Ambas importantes, mas cada uma à sua maneira!
Então, afinal sempre consegui atingir os tão desejados 500 visitantes no meu blog!! Estou tão contente de ver que as pessoas voltam para vir ver se actualizei isto, e se temos mais textos...
E mesmo fixe :) ehehe...
Bom, e o que é que vou falar MESMO hoje... Todos nós temos, ou tivemos avós... Eu actualmente só tenho um avô vivo, no entanto, conheci todos os "outros" avós... E é deste meu querido avô que eu vou falar hoje.
Ele chama-se Henrique de Senna Fernandes e é o maior homem do mundo! É um advogado, embora já esteja reformado, ainda trabalha, e é também um grande romancista.
Nasceu no dia 10 de Outubro de 1923, em Macau e tirou o curso de direito em Coimbra, Portugal.
Foi professor de história (o melhor deles) na Escola Comercial (a actual Escola Portuguesa de Macau), e foi subindo, até que chegou a director da escola e agora está no topo dos topos desta parte da sua carreira, impedindo-o, para sua infelicidade, de ensinar.
Alguns anos passaram e mais tarde conheceu a minha avó (e vão me desculpar, mas não sei a data em que se conheceram ou casaram...). E é do romance deles que surge o maior, e mais conhecido livro do meu avô: A Trança Feiticeira. No caso da minha avô não foi a sua trança, mas sim o seu mágico sorriso. Aquele sorriso ganha vida, ainda que seja numa simples fotografia, ou até mesmo num quadro, e sei isto, pois sempre que vejo a minha avó no quadro que temos aqui em casa ou nas fotografias, aquele sorriso parece que se move... Parece que te sorri quando estás feliz, que se entristece quando estás triste e tenta te reconfortar... Parece até que fica zangado contigo quando fazes alguma coisa de errado!!!
Casaram-se e tiveram quatro filhos: Maria Luísa (minha mãe, também conhecida por Marina, outra história que podia contar, embora não se tenha nada a dizer...), Miguel Henrique (meu tio e padrinho da minha irmã), Vasco (o meu tio médico, que está no Brazil) e Filipe (o meu padrinho!). Ah! E esqueci-me de acrescentar, a minha avó já tinha uma menina, a minha querida tia Cristina! (desculpe-me tia, não foi por mal não ter mencionado o seu nome logo de início...)
Henrique de Senna Fernandes, o meu avôzinho, escreveu, salvo erro, quatro livros e está agora a a escrever o seu quinto, e ainda tem outro livro na manga, que ainda não acabou... Eles são: Contos de Nam Van, Mong Há, Amor e Dedinhos de Pé e A Trança Feiticeira.
Infelizmente, não existem livros nenhuns dele em Portugal, embora eu esteja farto de dizer que ele devia tentar re-editar A Trança Feiticeira, pois aquele livro venderia de certeza...! É tão lindo... É fantástico ter um avô professor de história, um avô escritor e um avô amigo, tudo numa só pessoa!
Enfim, a mensagem que eu queria passar era que só sentimos falta dos nossos avós quando eles começam a "desaparecer"... Muitas vezes esta "coisa" do ciclo da vida é tão irritante... Enfim, amem os vossos avós enquanto podem, mimem os vossos avós, porque avós só temos 4, embora possamos considerar também avós os da parte dos do padrasto ou madrasto, o que totaliza em 6 avós e melhora a perspectiva... LOL :)
A história não tem muito que se diga, é simples, é para te dizer avô que gosto muito de ti! :)
Bom, fico-me por aqui, e em breve devo postar mais qualquer coisa, dêm-me tempo porque entrei na época de testes agora... :

Fiquem bem pessoal!!

PS: Obrigado mais uma vez por comentarem e visitarem o blog, e deste modo ter atingido os 500 visitantes!!! :)