Sunday, July 03, 2005

Tanto ódio...

Agora que cheguei a Portugal, percebo uma coisa: Este povo, por mais amável e simpático que seja, guarda sempre algum rancor e ódio dentro de si mesmos.
Parece que sabemos desde novos o que é ódio. Ou não sabemos, mas usamos essa palavra para descrever algo que não gostamos. Todos a usam, mas é uma palavra tão feia.
Tenho ido a alguns blogs, tenho falado com amigos, tenho saído à rua, tenho visto as pessoas... Ninguém sorri. Será a vida assim tão desesperante e eu, cego por outros valores e outros ideais, simplesmente não a vejo como uma autêntica porcaria? Até parece que não se pode sorrir, parece que é crime!
Estamos em crise, verdade, a vida está financeiramente dificil, verdade. Mas será que se paga só para esboçar um sorriso nas faces? Custará assim tanto?
Não compreendo plenamente esta situação. Talvez seja eu que simplesmente tornei-me um extraterreste, visto vir duma outra cidade, duma outra cultura...

Hoje tive uma conversa com um amigo e ele disse-me, depois de eu pedir para ele sorrir,

"Querem que sorria para fazer os outros felizes, o que me pedem é «não dês desgostos à tua família, nao faças ninguém sofrer»... Enquanto que eu vivo num constante sofrimento, mas desse, ninguém quer saber"

Pergunto-vos, lembram-se por acaso do pobre que está a morrer a fome? Ou do toxicodependente que anda a arrumar carros? Se não vamos incomodar com a vida deles, porque achamos que os outros ir-se-ão importar com a nossa? Não somos todos humanos? Mas aí já é divergir por outros campos...
Se alguém vos pede para sorrir para que ele esteja esteja feliz, então esqueçam, porque alguém só tem de sorrir para se sentir para bem consigo próprio. Um só sorri para demonstrar a sua felicidade, o seu orgulho. Pode parecer uma exaltação do sentimento, mas a verdade é que no fundo podemos estar orgulhosos com algo quando sorrimos.
Os desgostos à família... Isso depende de caso para caso, daí que não irei falar nisso... Enfim...

Em suma... Tentem sorrir, mesmo que custe, sorriam, um sorriso logo pela manhã é remédio santo! Não custa dinheiro, e não precisa de receita médica. Só precisa de algo mais caro, vontade... Essa vontade pode-se ganhar... Tem é de ser procurada...
Nunca procurem sorrir pelos outros, mas por vocês próprios!Todos somos importantes, por mais detestado que sejamos, para a construção desta nossa sociedade, ainda que imperfeita. Mas é mesmo isso que é o ser humano, um ser imperfeito. Mas trata-se de um projecto inacabado... Podendo atingir algo parecido à perfeição, mas nunca a perfeição na sua plenitude.