Friday, July 22, 2005

Adolescência

Pois bem, como todos devem ter reparado, eu sou um adolescente.
Mas, o que é ser adolescente? Todos dizem que é uma coisa chata e irritante, porque aparecem as borbulhas, porque não sabemos o que queremos, porque estamos sempre indecisos, porque muitas vezes não sabemos qual é o nosso rumo, porque nos questionamos muito, porque não sabemos quem somos.

Adolescência, é uma fase da vida de todo o ser humano que tem, e deve, de ser vivida. Precisamente pelas razões de ela ser "chata e irritante".
O facto de nós lidarmos com as borbulhas hoje, dá-nos um "preparo moral" para confrontarmos os nossos priminhos mais novos a dizer-lhes "Não te preocupes... isso passa, mas não mexas nela!!". Sim, não mexas nela, mas nós mexemos sempre. Olhamos para o espelho e gritamos à borbulha:
"Sua estúpida! Sim, sua estúpida, e continuava a chamar-te mais nomes, porque TU, minha querida, foste aparecer onde não eras chamada e precisamente no dia em que eu tenho um encontro com aquela miúda!".

Pois, outra coisa boa de ser adolescente. Por não sermos obrigados a trabalhar (espero), e "só" termos a escola, teóricamente, teremos um tempinho para nós... Ora, e os namoricos interessantes de adolescentes? E aquelas experiências mais quentes? Ah pois... Isso também, numa adolescência tem a sua piada. Claro que depois ouvimos a nossa consciência a pesar. "Pois é... E agora se a mãe sabe vou ficar de castigo, mas antes disso vai me dar um berro, e depois deixo de sair de casa.... (suspiro) Mas foi tão bom!!!"

A verdade é que, embora queixemo-nos muito de ser adolescentes, acho que o que nós queremos é voltar a ser bebés, em que temos a nossa mãe para nos tratar e embalar e dar-nos aquele miminho que tanto gostamos. Não acho que podemos ansiar ser adultos, porque... O que sabe um adolescente da definição de "Ser adulto"? É precisamente a mesma coisa perguntar a um miúdo mais pequeno "O que é um adolescente". Claro que ele irá responder ou algumas coisas que viu que são banais para idade dele, ou irá dizer tudo aquilo que devia dizer... Mas não percebe nem metade do que disse. Não percebe porque nunca viveu... E isso é exactamente igual em qualquer outra fase da vida. Seja de Adolescente para Adulto, Adulto para Meia-Idade, Meia-Idade para Idoso...
O que muda muito na transição destas fases é a nossa cabecinha, que vai crescendo com a informação que nos dão e que lhe damos. E uma transição plena só será atingida se a pessoa estiver mentalmente preparada.
Sim, porque eu, que vou fazer os meus 16 anos, nem consigo acreditar... Pode parecer pouco, mas pensem vocês: Têem 15 anos, sentem-se grandes... Mas sabem que são pequenos e gostam. Do nada lembram-se que falta pouco para o vosso aniversário, e quando vão contar os anos, são 16!!! É giro como estas idades têem tanta força: Observem:

Temos um garanhão de 13. Não soa mal, é possível... Mas soa a um miúdo armado em esperto.
Temos um garanhão de 15. Ah, mas isso está crescendo...
Temos um garanhão de 16. Não fez muita diferença. Mas já é maior, tem mais valor...
Temos um garanhão de 17. DESCULPA?! ONDE?!?! (isto é o que dá quando são respostas de rua)

Isto são respostas que obtive com as minhas cobaias: Minhas queridas maninhas.
E a verdade, é que se são rapazes, é só alterar as palavras garanhão e substituir por outro nome que queiram... A reacção é a mesma.

Enfim, Fico-me por aqui e a dizer que ADORO ser um adolescente! Viver estas incertezas e todas estas dúvidas é o que fazem esta vida tão interessante!! Parece irónico, mas não é... Porque nem todo o mal é mau! ;)

Fiquem bem pessoal!

PS: Poder-me-ei atrasar mais ultimamente porque deverei ir para Lisboa em breve, portanto, para os leitores deste blog e para os leitores do Luís Fernando, as minhas desculpas pelos atrasos passados e futuros.